sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SAÚDE PÚBLICA


  1. O QUE É SAÚDE PÚBLICA?

O conceito mais antigo de saúde pública  é  "a arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde". (WINSLOW, 1957).
A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem á redução do risco de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário ás ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (CONSTITUIÇÃO, 1988).
Desta forma designa igualdades de condições para todos os membros da sociedade, não se tratando de oferecer simplesmente o mínimo de cuidado, mas sim entender  as necessidades humanas. (BARATA, et al, 1997).
 No modelo de saúde pública ideal a comunidade tem direito a saúde primária (promoção da saúde), secundária (redução de riscos) e terciária (tratamento e reabilitação). (EGAM apud MAHAN & STUMP, 2005).
No conceito de saúde coletiva, o objeto de investigação compreende no estado de saúde da população ou condições de saúde de grupos populacionais específicos e tendências gerais do ponto de vista epidemiológico, demográfico, sócio-econômico e cultural. (EGAM apud MAHAN & STUMP, 2005).
Os Serviços de saúde, enquanto instituições de diferentes níveis de complexidade (do posto de saúde ao hospital especializado), abrangem o estudo do processo de trabalho em saúde, a formulação e implementação de políticas de saúde, bem como a avaliação de planos, programas e tecnologia utilizada na atenção à saúde. O Saber sobre a saúde, inclui investigações históricas, sociológicas, antropológicas e epistemológicas sobre a produção de conhecimentos neste campo e sobre as relações entre o saber "científico" e as concepções e práticas populares de saúde, influenciadas pelas tradições, crenças e cultura de modo geral. (EGAM apud MAHAN & STUMP, 2005).
 A saúde pública no Brasil é  responsabilidade do poder público, o SUS  Sistema Único de Saúde é um sistema que  presta serviços  em diversas áreas da saúde gatuitamente para a população.  Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.  Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária – como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos – atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros. (EGAM apud MAHAN & STUMP, 2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário