terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ATIVIDADE FÍSICA PARA PARAPLÉGIOS E TETRAPLÉGICOS

TETRAPLEGIA, PARAPLEGIA E ATIVIDADE FÍSICA.

            De acordo com IDA BROMLEY Tetraplegia é a paralisia parcial ou completa envolvendo todas as quatro extremidades e o tronco, incluindo os músculos respiratórios, como resultado do dano à medula espinhal cervical.
Paraplegia é a paralisia parcial ou completa de ambas as extremidades inferiores e todo ou parte do tronco, como resultado do dano à medula espinhal torácica ou lombar ou as raízes sacrais.
Segundo BUKHARDT  & ESCOBAR Paraplegia é a perda da sensibilidade e da motricidade devido a uma mielopatia transversa traumática ou transeção incompleta da medula e lesão da cauda equina. A lesão completa leva à perda total da sensibilidade e motricidade. Na lesão incompleta persiste uma certa função motora e sensitiva. A tetraplegia implica consequências também para os membros superiores.
Para GORGATTI & COSTA De forma geral, as lesões medulares cervicais, até a 1ª vértebra torácica, são denominadas tetra (tetraplégicas, para as completas, e tretaparesias, para as incompletas), enquanto as lesões abaixo da 1ª vértebra torácica são denominadas para (paraplegias, para as completas, paraparesias, para as incompletas). 
Educação física adaptada é uma parte da Educação Física, cujos objetivos são o estudo e a intervenção profissional no universo das pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições para prática das atividades físicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário