segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO


Fator motivacional


A motivação humana é caracterizada por um conjunto de fatores dinâmicos existentes na personalidade, que determinam a conduta de cada um. Esses fatores dinâmicos, ao entrarem em ação, envolvem a personalidade como um todo; dessa forma ao exibir um comportamento motivacional o indivíduo utiliza-se de sua inteligência, emoções, instintos e experiências vividas para alcançar os seus objetivos. (BERGAMINI, 1997 apud BEZERRA et al, 2010)

De acordo com o autor supracitado os indivíduos buscam nas academias formas para melhorar sua qualidade de vida pela prática de exercícios físicos, em busca da estética, o controle de peso e a redução do estresse, além também da melhora de resistência e do aumento de força.
Também são fatores motivacionais a integração social e lazer, o espaço físico, com aparelhos novos ou com boa manutenção, a distribuição dos mesmos, as aulas que são oferecidas e ainda a influência da mídia que tem o poder de induzir a busca do corpo perfeito, fazendo assim o padrão de moda vigente. (SABA, 2008)
Já se referindo ao estímulo para início de uma atividade física dentro de uma academia, temos estímulo familiar, de amigos e dos meios de comunicação como internet, folders, TV, jornais. (SABA, 2008).
As influências sociais da família e amigos são, também, de extrema importância à manutenção da atividade física, pois esse suporte social incentiva o praticante a manter o interesse em continuar fisicamente ativo. (DISHMAN, 1998 apud TAHARA & SCHWARTZ & SILVA, 2003).
Um dos principais aspectos que auxiliam no desenvolvimento da motivação é a conscientização dos participantes sobre a relevância da prática regular de exercícios físicos enquanto um componente importante para sua vida. (DECI & RYAN, 2000; SOARES, 2004 apud LIZ, 2010).
É essa motivação que visa à busca pelo equilíbrio psicológico do indivíduo, quando descobre uma necessidade, que leva a uma situação de desconforto, pois esse cria uma ação a fim de procurar uma solução que possibilite ao retorno do seu estado de equilíbrio psicológico, ou seja, a motivação é a busca da satisfação da necessidade em questão.
Com tudo, é fundamental o estudo das motivações do consumidor levando em conta os valores apresentados pelo cliente, para aplicar a estratégia da empresa. Karsaklian (2004) afirma que o estudo das motivações do consumidor é fundamental para a estratégia mercadológica das empresas.
O conhecimento sobre elementos motivadores auxilia em planejamentos mais direcionados ao interesse do praticante, aumentando a probabilidade de permanência na prática da atividade esportiva. (BERLEZE & VIEIRA & KREBS, 2002 apud INTERDONATO et al 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário