quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Adesão ao exercício

Adesão ao exercício



Aderência é definida como o ato de aderir; qualidade do que é aderente estar ou tornar-se intimamente ligado. (FERREIRA, 1988). O termo pode ser relacionado com muitos objetivos e implica que as pessoas dedicam-se a se comprometer com planos de mudanças de hábitos e reações a estímulos. GONZÁLEZ & FENSTERSEIFER, 2005 (apud BRAWLEY; CULOS-REED, 2000). A aderência em relação à atividade física é entendida como uma opção para permanência em um programa de atividade física. (GONZÁLEZ & FENSTERSEIFER, 2005).
Os usuários de academia procuram esse espaço com objetivos diversificados, desde a estética corporal à compensação ou correção de problemas físicos, melhora da flexibilidade, divertimentos, bem estar, redução do estresse e da ansiedade além de relacionamentos sociais. (LIZ, 2010).
 Também se pode salientar a influência da família, amigos, mídia e até mesmo pelos freqüentadores que já sentem os benefícios da prática do exercício físico. (MARINHO & GUGLIELMO,1997 apud TAHARA 2003).
Aderência é o conjunto de determinantes pessoais, ambientais e característicos do exercício que propiciam a manutenção da prática de exercícios físicos por longos períodos de tempo como parte da rotina dos indivíduos. (SABA, 2008, p.35).
De acordo com a American College of Sports Medicine (2000), apenas 5% dos adultos sedentários que iniciam um programa estruturado de exercícios físicos em academias de ginástica aderem à prática. No Brasil, os estudos sobre aderência têm verificado um índice de evasão de aproximadamente 70% entre os praticantes de exercícios físicos em academias. (ALBUQUERQUE e ALVES, 2007 apud LIZ, 2010).
Dados reportados na literatura indicam que daqueles indivíduos envolvidos em algum tipo de programa de atividade física supervisionado, 50% abandonarão em um período de seis meses (ROBINSON e ROGERS, 1994), o que pode ser agravado com o aumento da idade, sendo ainda mais difícil a aderência de participantes adultos e idosos (DISHMAN, 1994; ROBINSON & ROGERS, 1994 apud COSTA, 2009)
Os motivos são muitos, mas o objetivo é sempre o mesmo, a busca pela melhor qualidade de vida, como se confirma a pesquisa realizada por ROCHA, (MOTIVOS DE ADESÃO À PRÁTICA DE GINASTICA DE ACADEMIA) independente do sexo e idade dos pesquisados, o motivo para a busca de prática de ginástica de academia é a melhoria da componente estética, seguida do condicionamento para qualidade de vida.
O aumento da procura pelas academias de ginástica também se deve ao fato de as pessoas buscarem minimizar os prejuízos causados pelos hábitos diários, como alimentação desbalanceada, o uso de álcool, cigarro e fatores como o estresse, sedentarismo, dentre outros, que caracterizam o estilo de vida moderno. (MARINHO & GUGLIELMO, 1997 apud TAHARA 2003).
A partir do momento em que a pessoa assume um compromisso ou “abraça uma idéia”, há um elo emocional muito forte entre a pessoa e a atividade a que se propõe, sendo assim é estabelecido um círculo virtuoso de prática, satisfação e resultado, que mantém esta pessoa cada vez mais motivada rumo aos objetivos pretendidos. (SABA, 2008).

O autor citado acima diz que, o sucesso da academia na adesão dos praticantes de alguma atividade física se dá na forma que essas atividades são oferecidas satisfazendo os desejos e as necessidades dos clientes, tornando-se parte do cotidiano do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário